Linguagens disponíveis

Ecovila Primavera

Com o objetivo de oferecer aos menos favorecidos uma vida digna, com soluções simples e ambientalmente corretas, o projeto ECOVILA PRIMAVERA, em Bauru – SP, buscou aproveitar ao máximo as potencialidades e recursos naturais da área da antiga fazenda Primavera, criando um projeto que privilegia o uso inteligente do solo e traz propostas ambientais e ecológicas inovadoras fazendo da Ecovila Primavera um empreendimento com máxima sustentabilidade e mínimo impacto ambiental.

PROPOSTAS AMBIENTAIS E ECOLÓGICAS

Chuva nos telhados: captação individual em cada residência e uso em torneira de jardim

Chuvas nos pisos: Rede de drenagem com caimento para o córrego com superdimensionamento no ponto mais baixo para contenção das cheias, evitando-se a erosão das margens.

Poços, córregos e lagos: Captação e bombeamento por sistema de cata-vento (com eventual auxílio por bomba elétrica) para um reservatório elevado. Distribuição individual por gravidade através de rede exclusiva, para os vasos sanitários e como upgrade das torneiras de jardim.

Água potável: Serviço público de fornecimento ao reservatório potável individual de cada lote.

Esgoto sanitário: Conectado a um Biodigestor para a produção de gás destinado aos fogões das residências ou para produção de energia elétrica. O lodo será aplicado como adubo orgânico no próprio local ou destinado à venda.

Energia: Sistema solar para aquecimento individual da água dos chuveiros em cada residência.

Lixo: Em uma primeira etapa serão instalados conjuntos de três lixeiras em pontos estratégicos e destinadas ao lixo orgânico, reciclável e misturado. Após a conscientização dos moradores, através da ‘Escolinha Ambiental’ pretende-se eliminar a terceira lixeira.

 EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES PÚBLICAS DE USO COMUNITÁRIO

Planta projeto Ecovila Primavera - Bauru, SP

Planta projeto Ecovila Primavera – Bauru, SP

  • Áreas Verdes e de recreação
  • Ciclovia
  • Praça de Trocas e Feirinhas
  • Mirante, Farol e Posto de Guarda
  • Regional da Prefeitura
  • Terminal de Transporte Público
  • Unidades Básicas de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde (recursos do Ministério da Saúde)
  • Creches e Escolas de tempo integral com recursos do MEC
  • Escola Ambiental para implantação da permacultura com espaços destinados à horta comunitária e orgânica e reciclagem de lixo
  • Unidade de Policia Pacificadora

Referencia do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA para assentamentos das famílias de baixa renda, principalmente sob os aspectos de educação e consciência ambiental.

Os lotes, de 160 m2, são interligados por vias locais e uma ciclovia circunda todos os setores. Para completar a estrutura urbana, disponibilização de lotes comerciais para instalação de Supermercado, Loja de Materiais de Construção, Igrejas e pequenos comércios locais.

Ocupação planejada e sustentável no entorno do córrego Água Parada, criando um novo polo de desenvolvimento regional.