Linguagens disponíveis

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE BAURU/SP

Um exemplo típico de complexo imobiliário integrado, a revitalização do Centro da cidade de Bauru, no Estado de SP, contempla um conjunto composto de parque, praças, edifícios residenciais e restauro de edifício histórico.

Ilustração do arquiteto Fernando Gallo – projeto da VOA (Architects Associates, de Chicago - USA)

Visão Geral do Projeto – Ilustração do arquiteto Fernando Gallo – projeto da VOA (Architects Associates, de Chicago – USA)

projeto_bauru

Idealizada pelo Grupo Marca e desenvolvida com a parceria de arquitetos e empreendedores, foi apresentada ao público bauruense, no último dia 7 de novembro, a proposta que busca dar inicio ao processo de Requalificação do Centro de Bauru.

Resultado de 10 anos de empenho, o projeto integra ações que envolvem iniciativa privada, poder público e outros parceiros. O conjunto de propostas engloba a reforma da Estação Ferroviária e das praças Machado de Melo e Rui Barbosa, a construção de habitações para fomentar o repovoamento da região, a viabilização de um grande parque linear e a recuperação do Rio Bauru.

Fundamentado em estudos sistemáticos, que contemplam, entre outros, o cuidado com a não impermeabilização do solo, pesquisas qualitativas, a distribuição da renda gerada pelo complexo e o EIA – Estudo de Impacto Ambiental, esse projeto buscou a requalificação do espaço urbano permitindo o ressurgimento do Centro de Bauru.

Partindo da antiga Estação Ferroviária, berço da fundação de Bauru, sua concepção se propõe a recuperar o patrimônio histórico da cidade, reativando, renovando e reintegrando socialmente o centro tradicional.

Gare da Estação Noroeste - Bauru/SP

Gare da Estação Noroeste – Bauru/SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto contempla um Parque Linear, implantável no pátio ferroviário não operacional, que conta inicialmente com 1,3 quilômetros de extensão, começando no viaduto Mauá e indo até o viaduto JK, seguindo as margens do rio Bauru e da linha férrea.

As unidades habitacionais se integram à proposta, com o objetivo de repovoar a área central.

 

Dentre as características do complexo podemos citar:

Parque linear – Com aproximadamente 100.000 m2 na 1ª fase terá 7 entradas, segurança por câmeras, passarelas elevadas e seguras. Separado por uma linha central, baseada no rio Bauru, vai atender toda a população desde o jovem até o com mais idade, com quadras poliesportivas, área de descanso, canchas de bocha e rampas de skate, quiosques e academia ao ar livre entre outros.

O parque vai incrementar uma área de 0,26m2/hab. melhorando as condições de IDH da cidade.

Restauração da Estação Noroeste – Restauro do prédio e sua ocupação pelas secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico do Município. Também fará parte dessa restauração a integração com a Praça Machado de Melo, que deverá ser reformulada e unida ao prédio da Estação.

Fachada da Estação Noroeste com praça - Bauru/SP

Fachada da Estação Noroeste com praça

 

Repovoamento do Centro – O lançamento de 3 torres de apartamentos, cada uma com 24 andares, vai equipar de moradias a região Central. Serão 870 apartamentos que deverão abrigar 3.000 pessoas, com segurança, lazer e conforto.

Recuperação do Rio Bauru – A cargo do poder público, envolve remanejamento de lançamento de esgotos e construção de novos interceptores além dos já implantados no local, viabilizando a despoluição do rio.

O impacto da implementação deste complexo se traduz em reabilitar a área central mais degradada, restauro e refuncionalização de edifícios históricos, trazendo à cidade a recuperação de seu patrimônio cultural, sua valorização, sustentabilidade e um novo dinamismo econômico com consequente rentabilidade para seus investidores.

 

 A Marca cumpriu mais esse desafio, estruturando e elaborando esta proposta, obtendo a sinergia entre as lideranças devotadas ao desenvolvimento da cidade, mobilizando os setores envolvidos, conciliando as atividades de vários profissionais atrelados ao projeto, atendendo e superando todos os requisitos dos órgãos públicos e viabilizando sua realização.